01-11-2018 16:00

Direitos de crianças e adolescentes discutidos com a comunidade

Conferência sobre o assunto será no dia 13 de novembro e os interessados já podem fazer suas inscrições.

Apontar os desafios a serem enfrentados e definir ações para garantir o pleno acesso de crianças e adolescentes às políticas sociais, considerando as diversidades. Esse é o objetivo da 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que será promovida no dia 13 de novembro, em Araxá. A Prefeitura, através da Secretaria de Ação e Promoção Social informa que os interessados em participar da discussões já podem se inscrever. É uma oportunidade única para representantes da sociedade civil e do governo dialogarem sobre políticas públicas voltadas à infância e à adolescência, em um grande debate sobre “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. 

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cristiane Gonçalves Pereira, explica que toda a comunidade pode participar da Conferência.  São 300 vagas, sendo 24 para conselheiros de direito, 5 para conselheiros tutelares, 25 para crianças, 50 vagas para adolescentes 50 e o restante para a comunidade. 

Haverá a participação de crianças de 6 a 12 anos. Cristiane explica que estão fechando parceria com a Fundação Cultural de Araxá para psicólogos e psicopedagogos trabalharem com essas crianças e extraírem delas as propostas. “Sempre foi incentivada a participação das crianças e adolescentes na Conferência. Precisamos elaborar propostas que partiram desse público”.

Ela ressalta que o CMDCA fez mobilização dentro das organizações cadastradas no Conselho para que destaquem entre o público de crianças e adolescentes aqueles com mais perfil para participar do evento. A Comissão Organizadora possui profissionais das redes municipal e estadual de educação e a mobilização também está sendo feita através deles.  “São mais de trinta instituições que atendem a um público advindo de todas as escolas e de todas áreas da cidade. Podem avaliar protagonismo, perfil de discussão, de desafio, de boas ideias e indicar esses participantes”.

Cinco eixos temáticos serão trabalhados na Conferência, das 7h30 às 17h, na Pousada Dona Beja. “O maior desafio que teremos nessa Conferência é a atenção para a diversidade.  A comunidade tem que ter noção de que os direitos são para todos, para a comunidade cigana, quilombolas, afrodescendentes, para a comunidade LGBT. E também temos questões que afligem Araxá como número de adolescentes envolvidos com drogas, violência sexual, assuntos modernos, atuais, que devem ser trazidos para as políticas voltadas para a infância e adolescência”.

Quem quiser participar da Conferência deve se inscrever até o dia 6 de novembro, pela internet no link: https://www.sympla.com.br/x-conferencia-municipal-dos-direitos-da-crianca-e-do-adolescente-de-araxa-mg__386537

 

 

Galeria de imagens - 1 até 1 de 1


Ingressos Centro Esportivo Álvaro Maneira
Contribuinte
Nota Fiscal
Portal da Transparência
Parceria com o Terceiro Setor
Rotas
Webmail
PPA-LDO-LOA
Turista
Licitações
Ouvidoria
Diário Oficial
Contra Cheque
Junta Militar
Banco de Dados
Concursos
Processo seletivo educação
IPTU
Editais
Tarifas Aeroportuárias
Processo seletivo saúde
Processo Eleitoral Conselho Saúde
Junta Admin. de Recursos de Infração
Bens Tombados e Fundação Cultural Calmon Barreto
ASTTRAN - Autuações e Penalidades