27-07-2018 15:15

Entidades apresentam projetos de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Durante um ano, serão promovidas centenas de ações como distribuição de panfletos e cartazes, contação de histórias e capacitação dos profissionais que atendem as famílias.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) promoveu a apresentação de projetos focados na realização de campanhas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, nesta semana. Prestigiaram as apresentações, o secretário de Ação e Promoção Social, Moíses Cunha, o presidente da Fundação da Criança e Adolescente de Araxá (FCAA), Édson Justino Barbosa, a promotora de justiça, Mara Lúcia Silva Dourado, a vice-prefeita Lídia Jordão, vereadores, representantes da Polícia Militar, do Conselho Tutelar e membros das entidades do Terceiro Setor que estão à frente desses projetos. Serão investidos cerca de R$ 1 milhão, do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).

Centenas de ações devem ser realizadas até julho de 2019, em conjunto com a Fundação de Assistência a Mulher Araxaense (Fama), Centro de Formação Profissional Júlio Dário, Centro de Atendimento Múltiplo dos Talentos de Araxá (Camta) e Casa de Nazaré. Os projetos são: Prevenção e Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil – PROVER, Proteção e Amparo Reforçam a Esperança – PARE e Quebrando o ciclo da violência sexual contra crianças e adolescentes – ACONCHEGO. Dentre as atividades estão previstas blitzes educativas, caminhadas com distribuição de panfletos e cartazes, contação de histórias, capacitação e supervisão técnica para profissionais da rede de atendimento às crianças e adolescentes de Araxá.

Leany Tupinambá, diretora do Centro de Formação Profissional Júlio Dário, explica que desde a divulgação das entidades contempladas, eles se reuniram para definir o cronograma. “Essas ações serão colocadas em prática a partir dessa apresentação com as quatro entidades trabalhando em parceria. Os projetos vão atingir principalmente as famílias vulneráveis a esse tipo de violência”, destaca.

De acordo com o secretário de Ação e Promoção Social, Moíses Cunha, os projetos foram selecionados pelo CMDCA dentro de novas metodologias para aplicação de recursos públicos na esfera da criança e do adolescente. “O CMDCA é um órgão captador de recursos de dedução de imposto e administra o FMDCA junto com a Administração Municipal. Nos últimos dois anos, fizemos um aprimoramento na legislação para que os recursos fossem direcionados às ações que impactam a cidade”. Segundo a presidente do Conselho, Cristiane Gonçalves Pereira, todo projeto com plano de ação aprovado, passa por uma auditoria permanente. “O Conselho fiscaliza, fazemos visitas e realizamos auditoria nas contas. É um acompanhamento contínuo, desde o princípio até a finalização do projeto”, acrescenta.

A promotora de justiça, Mara Lúcia Silva Dourado, enfatiza que o fortalecimento ofertado pela prefeitura para o desenvolvimento dos trabalhos com consistência às crianças e adolescentes favoreceu a apresentação desses projetos. “Hoje o Conselho tem uma estrutura adequada, conta com sede e uma secretaria executiva dando transparência às deliberações. A Administração Municipal apoia a capacitação dos conselheiros e respeita a autonomia do Conselho, isso é o mais importante. Com certeza, fez a diferença para que o CMDCA cumprisse o seu papel, conseguisse administrar os recursos da forma legal e fez também com que o Terceiro Setor se sentisse entusiasmado em participar dessa grande caminhada”, enfatiza a promotora.

A abertura das ações de enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil, em Araxá, ocorreu nesta quinta-feira, 26, às 19h no Teatro Municipal. Na oportunidade, uma palestra proferida pela especialista no assunto e doutora em Psicologia pela USP/RP, Eleusa Gallo Rosenburg foi ministrada com o tema “Como a sociedade pode dizer PARE frente à violência sexual contra criança e adolescente”. Nesta sexta-feira, 27, houve a caminhada “Todos contra o abuso”, que percorreu as principais ruas e avenidas da cidade. Mais ações estão programadas para o decorrer desse ano.

Galeria de imagens - 1 até 10 de 10


Contribuinte
Nota Fiscal
Portal da Transparência
Parceria com o Terceiro Setor
Rotas
Webmail
PPA-LDO-LOA
Turista
Licitações
Ouvidoria
Diário Oficial
Contra Cheque
Junta Militar
Banco de Dados
Concursos
Processo seletivo educação
IPTU
Editais
Tarifas Aeroportuárias
Processo seletivo saúde
Processo Eleitoral Conselho Saúde
Junta Admin. de Recursos de Infração
Bens Tombados e Fundação Cultural Calmon Barreto
ASTTRAN - Autuações e Penalidades