03-07-2018 09:05

Secretaria de Ação e Promoção Social cadastra beneficiários do BPC

Idosos e pessoas com deficiência que recebem o benefício devem ser incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

As pessoas com deficiência e os idosos com mais de 65 anos, que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) são convocados pela primeira vez para fazer o Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico. O benefício faz parte do programa de transferência de renda do Governo Federal por isso o repasse de informações é uma exigência do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

A assistente social do Programa Bolsa Família, Stella Teixeira Silveira, explica que por se tratar de benefício assistencial, a partir deste ano, todas pessoas que recebem precisam estar inscritas no CadÚnico. “Antes era apenas uma orientação. “A novidade esse ano é que quem recebe BPC agora é obrigado a fazer o Cadastro, correndo o risco de ter o benefício suspenso”, alerta.

Stella ressalta que quem paga o BPC é o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas como se trata de um benefício assistencial não contributivo para pessoas de baixa renda, o Governo Federal através do MDS está exigindo esse cadastro. Algumas famílias são beneficiárias do BPC e também recebem Bolsa Família, por isso atualizam o cadastro regularmente. Mas quem não tem o Cadastro, tem prazo até dezembro para regularizar a situação.

O BPC é concedido para pessoas com deficiência e idosos, que não tenham renda própria, ou família que tenha renda mensal per capita de até um quarto do salário mínimo vigente (dividindo a renda da família pelo número de moradores, o valor tem que ser de até R$ 239,25 por pessoa). Na cidade, através da prefeitura, a demanda tem sido em média, de 50 novos requerimentos por mês.

Para fazer o cadastro as pessoas que recebem o benefício devem apresentar RG, CPF e comprovante de endereço. Basta procurar a Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social, que fica na Avenida Ananias Teixeira, 10, no bairro Santa Rita, (ao lado da Árvore dos Enforcados). O horário de atendimento é das 7h30 às 17h30, sem intervalo para o almoço.

Galeria de imagens - 1 até 2 de 2


Ingressos Centro Esportivo Álvaro Maneira
Contribuinte
Nota Fiscal
Portal da Transparência
Parceria com o Terceiro Setor
Rotas
Webmail
PPA-LDO-LOA
Turista
Licitações
Ouvidoria
Diário Oficial
Contra Cheque
Junta Militar
Banco de Dados
Concursos
Processo seletivo educação
IPTU
Editais
Tarifas Aeroportuárias
Processo seletivo saúde
Processo Eleitoral Conselho Saúde
Junta Admin. de Recursos de Infração
Bens Tombados e Fundação Cultural Calmon Barreto
ASTTRAN - Autuações e Penalidades