02-07-2018 08:57

Planejamento Museológico é tema do 7° Encontro Regional de Museus

Profissionais de Araxá que atuam nos museus da cidade foram à Uberlândia para o evento promovido pela superintendência de Museus e Artes Visuais (SUMAV).

A Administração Municipal, através da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) foi representada na 7ª edição do Encontro Regional de Museus, que ocorreu na terça-feira, 26 de junho, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O evento abrange municípios que fazem parte dos territórios de Desenvolvimento das regiões Triângulo Sul e Triângulo Norte. A supervisora de museus, Maria Angélica Torres Gotelip Barbosa (Tatá), e o monitor de museus e delegado da Triângulo Sul, Tancredo Borges Guimarães, participaram do encontro.

Cidades como Araxá, Capinópolis, Uberaba, Uberlândia, Patrocínio, Tupaciguara, Belo Horizonte, Ituiutaba, Ipiaçu e Estrela do Sul participaram do encontro que ocorre anualmente e, em 2018, vai integrar as ações de consolidação do Sistema Estadual de Minas Gerais realizado pelo governo do Estado.

A palestra proferida pela museóloga da Sumav, Polyana Lacerda, orientou os participantes sobre o passo a passo para a elaboração do plano museológico, item obrigatório para os museus a partir da publicação do decreto 8124 / 2013 no Diário Oficial da União. Considerado como um diagnóstico completo de cada espaço que atua na busca, na conservação, no estudo e na exposição de objetos de interesse duradouro ou de valor artístico e histórico, o plano museológico já é aplicado nos cinco museus supervisionados pela Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) – Museu Histórico Dona Beja, Museu Memorial de Araxá, Museu Calmon Barreto, Museu Sacro da Igreja São Sebastião e Centro de Referência da Cultura Negra.

Tatá explica que o plano museológico é uma ferramenta imprescindível para o desenvolvimento de todos os trabalhos desenvolvidos pelos museus inscritos no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), estabelecendo a sua visão, a sua direção e os seus caminhos. "É um plano de ação que deve ser expressamente seguido para incrementar o trabalho dos museus. Tivemos muitos contatos com historiadores de diversas cidades no encontro que foi bastante positivo", completa a supervisora dos museus.

Galeria de imagens - 1 até 1 de 1


Contribuinte
Nota Fiscal
Portal da Transparência
Parceria com o Terceiro Setor
Rotas
Webmail
PPA-LDO-LOA
Turista
Licitações
Ouvidoria
Diário Oficial
Contra Cheque
Junta Militar
Banco de Dados
Concursos
Processo seletivo educação
IPTU
Editais
Tarifas Aeroportuárias
Processo seletivo saúde
Processo Eleitoral Conselho Saúde
Junta Admin. de Recursos de Infração
ASTTRAN - Autuações e Penalidades