08-05-2018 16:02

Campanha da Vacinação contra Gripe Influenza terá Dia D em Araxá

Mobilização será realizada neste sábado, 12, nas sete UBS e nos PSF´s. No mesmo dia está previsto a pesagem do Bolsa Família.

Araxá terá Dia D da Campanha da Vacinação contra Gripe Influenza no próximo sábado, 12. De 8h às 17h, as doses serão aplicadas nas sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em dois Núcleos do Programa Saúde da Família (PSF’s) em mobilização realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que segue orientação do Ministério da Sáude.

De acordo com último levantamento, o município já possui 7 mil pessoas imunizadas. A população prioritária é cerca de 24 mil habitantes, divididos nos seguintes grupos: crianças de seis meses até cinco anos; gestantes, mães que tiveram filho nos últimos 45 dias (puérperas), trabalhadores da área da saúde, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas acima de 60 anos, professores e portadores de doenças simultâneas (comorbidade) munidos de atestado médico.

As instituições para idosos e hospitais recebem as doses por meio de agendamento. Fica sobre responsabilidade de cada Programa Saúde da Família (PSF) agendar a vacinação da população de acamados das respectivas áreas de cobertura. Demais acamados podem solicitar agendamento via Programa Interdisciplinar de Internação Domiciliar (PIID), que funciona em anexo a Secretaria Municipal de Saúde, ou no Centro de Vacinação.

A gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte, se não for tratada a tempo, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.

Os locais de aplicação da vacina no Dia D serão: Unicentro; Uninorte; Unisul; Unileste; Unioeste; Uninordeste e Unisa; e as unidades do PSF’s do Pão de Açúcar e Abolição. A Secretaria de Saúde orienta apresentar cartão de vacina e documento de identificação. No caso das gestantes é necessário portar cartão pré-natal. Para mães puerpéras, o recomendado é a apresentação do cartão de vacina ou certidão de nascimento da criança.

Pesagem do Bolsa Família

Na oportunidade, o Setor de Nutrição da Secretaria de Saúde realizará a pesagem do Bolsa Família. A pesagem é um dos itens exigidos pelo Governo Federal para o cadastramento no Programa Bolsa Família, que atinge crianças de 7 anos, de ambos os sexos, mulheres de 14 a 44 anos e gestantes. Caso a família não passar por essa pesagem realizada duas vezes ao ano, ela corre o risco de deixar de receber o benefício. A família terá que levar o cartão do Bolsa Família no ato da pesagem. Essa ação é viabilizada em parceria com a Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social, responsável pela realização do Bolsa Família em Araxá.

Endereços dos locais de vacinação e da pesagem do Bolsa Família

Unicentro: Avenida Dâmaso Drummond, 275. Bairro Vila Guimarães

Uninorte: Rua Lázaro de Vaz de São Paulo, 105. Bairro Urciano Lemos

Unisul: Avenida Aracely de Paula, 4050. Bairro Vila Silvéria

Unileste: Avenida Cassiano de Paula Nascimento, 290. Bairro Santo Antônio

Unioeste: Avenida Auxiliadora Paiva, 255. Bairro Serra Morena

Uninordeste: Rua Pedro de Paula Lemos, 1110. Bairro Ana Antônia

Unisa: Travessa Piaui, 35. Bairro São Geraldo

PSF Pão de Açúcar: Rua Eurindo Barbosa de Lacerda, 245. Bairro Pão de Açúcar

PSF Abolição: Rua José Pinto da Silva, 135. Bairro Abolição

Galeria de imagens - 1 até 3 de 3


Ingressos Centro Esportivo Álvaro Maneira
Contribuinte
Nota Fiscal
Portal da Transparência
Parceria com o Terceiro Setor
Rotas
Webmail
PPA-LDO-LOA
Turista
Licitações
Ouvidoria
Diário Oficial
Contra Cheque
Junta Militar
Banco de Dados
Concursos
Processo seletivo educação
IPTU
Editais
Tarifas Aeroportuárias
Processo seletivo saúde
Processo Eleitoral Conselho Saúde
Junta Admin. de Recursos de Infração
Bens Tombados e Fundação Cultural Calmon Barreto
ASTTRAN - Autuações e Penalidades