11-04-2018 11:40

Educação faz análise positiva e planejamento após investimentos de mais de R$76 milhões

Com investimentos de R$ 76.666.704,09 durante 2017, a Educação Municipal em Araxá desponta como um dos destaques da gestão Aracely de Paula. A aplicação equivale a 30,14% da arrecadação do ano passado, índice acima dos 25% exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Considero excelente tudo o que conseguimos realizar em 2017 na Educação”, analisou a secretária da pasta, Gessy Glória. O resultado positivo estimula mais projetos, parcerias e empreendimentos para este ano.

Entre as principais ações de 2017 estão: o início das obras de revitalização da Escola Estadual Dom José Gaspar; inauguração da Escola Municipal Professora Romália Porfírio de Azevedo, no bairro Max Neumann; a construção de sede própria da Escola Municipal Alice Moura, os resultados satisfatórios da implantação do xadrez como conteúdo disciplinar do ensino fundamental; o início da Escola de Esportes Especializados nos Ginásios Municipais com estudantes entre 7 e 16 anos; várias parcerias feitas através do Núcleo de Incentivo à Leitura; a participação dos professores do ensino fundamental no Pacto pela Educação, do Ministério da Educação; curso de Educação Empreendedora para as professoras, em parceria com o Sebrae; entre outros.

“Tivemos muito sucesso com os projetos realizados em 2017, pois isso fez com que houvesse uma melhoria no resultado das nossas avaliações externas que medem o nível em que os alunos se encontram. Acreditamos que quando selecionamos projetos voltados para a área social e, também, para a pedagógica, os resultados são bons. Como exemplos tivemos o xadrez, projetos ambientais de trabalho com a água, Cientista do Cerrado, Sanitarista Mirim e outros”, afirma a secretária.

A estrutura disponibilizada pelo município tem 20 Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), três Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e 16 escolas   de ensino fundamental, distribuídas na área urbana e no setor rual. Balanço realizado na primeira semana de abril aponta que são atendidos 9.760 (quantidade) de alunos na educação infantil, ensino fundamental, Projeto Alinhamento Pedagógico (anos finais) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Muitos investimentos foram feitos, inclusive com construções e ampliações de salas e número de alunos. Procuramos atender o máximo de alunos, principalmente de 0 a 3 anos. Em relação à educação infantil, 1º e 2º período, estamos trabalhando para atender a demanda de todos que aparecem. Quanto ao Ensino fundamental, 1 e 2, também não temos problema de vagas. Foi feito um plano de atendimento, com atualização de cadastro e orientamos os pais a procurarem a escola mais próxima da sua residência”, acrescenta a secretária.

O cronograma de projetos previstos para 2018 apresenta como novidade a participação de professores da educação infantil no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Estamos mantendo os projetos e as parcerias que apontaram resultado positivo no ano passado, como a educação ambiental, xadrez, informática, leitura e esportes especializados, Copa Internacional de Mountain Bike, Fliaraxá, Proerd, Bombeiros Mirins, Jornada da Educação, entre outros, informou a secretária Gessy.

Galeria de imagens - 1 até 4 de 4


Contribuinte
Nota Fiscal
Portal da Transparência
Parceria com o Terceiro Setor
Rotas
Webmail
PPA-LDO-LOA
Turista
Licitações
Ouvidoria
Diário Oficial
Contra Cheque
Junta Militar
Banco de Dados
Concursos
Processo seletivo educação
IPTU
Editais
Tarifas Aeroportuárias
Processo seletivo saúde
Processo Eleitoral Conselho Saúde
Junta Admin. de Recursos de Infração
Bens Tombados e Fundação Cultural Calmon Barreto
ASTTRAN - Autuações e Penalidades