13-03-2018 16:50

Prefeitura assina documento para elevação do Corpo de Bombeiros à Companhia

A formalização de protocolo de intenções em elevar o pelotão do Corpo de Bombeiros à Companhia foi realizada na manhã desta terça-feira, 13, no Gabinete do Prefeito Aracely de Paula. A soma de esforços da Administração Municipal e do deputado estadual Bosco resultou na assinatura de documento para início da tramitação do pleito, junto ao Governo do Estado. A solenidade teve participação de representantes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Araxá e região; autoridades da área de segurança pública; secretários, vereadores e imprensa.

“Quando assinamos um termo de intenção, isso tem sido uma caminhada sem volta, persistente, diuturna e acima de tudo um ato de fé. Esse é o primeiro passo da concretização de uma grande jornada que vai representar o sonho de Araxá e região. Isso acontece em um momento tão conturbado da nação brasileira, em que a segurança passou a ser a intranquilidade da sociedade. Felizmente, Araxá não passa por esse momento. Pesquisas feitas por órgãos altamente competentes citam Araxá como exemplo de segurança em Minas Gerais e no país. Isso é fruto da união e disposição que se tem com essa terra. É com essa convicção que assinamos esse protocolo, que é um chamamento para o futuro”, discursou o prefeito.

Parceiro da Administração Municipal no referido projeto, o deputado estadual Bosco destaca que a ação é respaldada em análise técnica por parte do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais para verificar a viabilidade dessa ação.

“Todos os estudos comprovaram que Araxá já teria condições de ser elevada à Companhia. Nossa expectativa é de que a elevação seja efetivada em breve. Estamos, também, atuando em pleito com o Governador do Estado, Fernando Pimentel, para obtermos um helicóptero para resgate e transporte de pacientes em Araxá”, afirma.

O comandante do Corpo de Bombeiros em Minas Gerais, coronel Claudio Roberto de Souza, esteve presente e destacou que Araxá é uma localidade estratégica para as atividades militares. Ele salienta que o planejamento para fortalecer a atuação dos bombeiros na região será parte do processo.

“O primeiro passo e não menos importante é a assinatura desse protocolo de intenções. Depois, internamente, definiremos novos componentes para servirem em Araxá e uma nomenclatura da nossa Companhia, quando for efetivada. O protocolo de intenções vale por 12 meses, sendo prorrogáveis por mais 12 meses”, detalha.

O secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Elvio Bertoni, considera que a solenidade representa um marco e um ganho para a população. “A elevação do pelotão para companhia implica necessariamente no aumento do efetivo e na canalização e uma liderança regional na área do Corpo de Bombeiros para Araxá. Esse projeto, abraçado pela Administração Pública, demonstra, mais uma vez, a atenção com a segurança pública”, afirma.

Atuação em Araxá

Inaugurado em 2004, o pelotão do Corpo de Bombeiros de Araxá tem efetivo de 35 militares e oito veículos destinados ao combate de incêndios, salvamentos e patrulha. De janeiro à segunda semana de março, foram realizados 600 atendimentos. Em 2017, foram registradas 3.341 ocorrências.

Galeria de imagens - 1 até 4 de 4


Ingressos Centro Esportivo Álvaro Maneira
Contribuinte
Nota Fiscal
Portal da Transparência
Parceria com o Terceiro Setor
Rotas
Webmail
PPA-LDO-LOA
Turista
Licitações
Ouvidoria
Diário Oficial
Contra Cheque
Junta Militar
Banco de Dados
Concursos
Processo seletivo educação
IPTU
Editais
Tarifas Aeroportuárias
Processo seletivo saúde
Processo Eleitoral Conselho Saúde
Junta Admin. de Recursos de Infração
Bens Tombados e Fundação Cultural Calmon Barreto
ASTTRAN - Autuações e Penalidades