09-03-2018 11:50

Procon de Araxá elabora programação especial para comemorar 25 anos

No ano em que completa 25 anos, o Procon prepara ações e incrementa a rotina com atendimentos diferenciados para consumidores, fornecedores e empresas. A programação é iniciada em 17 de março, em comemoração ao Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.  Na ocasião, será apresentada à população e aos convidados o cronograma das atividades comemorativas. O evento ocorrerá às 10h, no Calçadão da Rua Presidente Olegário Maciel, em frente ao prédio da Fundação Calmon Barreto.

Uma das iniciativas é o programa Procon nos Bairros, onde a cada sábado a equipe estará em um bairro específico prestando informações, tirando dúvidas e adiantando a resolução de alguns casos. A primeira edição do programa acontecerá no dia 17/03, no Calçadão, juntamente com o evento de apresentação das atividades comemorativas.  Será lançada, ainda, no mesmo dia, a Cartilha Cidadã sobre direitos básicos do consumidor. O intuito é minimizar a quantidade de golpes e sanar dúvidas básicas através da informação. A rede municipal de ensino também é um foco das ações do Procon com o lançamento do programa Procon Mirim, em que haverá treinamento de professores para ensinarem em sala de aula sobre os direitos dos consumidores.

Outra atividade, prevista para ocorrer durante o ano, é o encontro do Procon Estadual com os lojistas, fornecedores e prestadores de serviços, quando será apresentada, através de palestra, uma visão geral do Direito e da Defesa do Consumidor, indicando práticas comerciais consideradas infrações à legislação de defesa do consumidor ou delitos penais e as medidas corretivas adequadas.

A partir do dia 17/03 estará, ainda, no ar o site do Procon Araxá (www.procon.araxa.mg.gov.br), com o intuito de levar informação mais rápida e sempre atualizada ao consumidor. 

“O que buscamos, além das atividades de atendimento, é a educação para o consumo, ações preventivas para evitar golpes e ciência dos direitos de consumidores e fornecedores. Uma ação que trabalhamos são as pesquisas lançadas conforme cada época ou data festiva para facilitar a vida do consumidor. Durante este ano buscamos comemorar, pois o Procon de Araxá é um dos mais antigos de Minas Gerais tendo 25 anos, enquanto o Código de Defesa do Consumidor no Brasil tem 27 anos e cerca de 16% da população passa anualmente pelo Procon. Enxergamos o Procon como um serviço essencial para a comunidade”, destaca Belma Nolli.

Atendimento

O Procon tem equipe formada 11 profissionais, sendo coordenação geral, coordenação técnica, sete estagiários, auxiliar administrativa e serviços gerais. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, com distribuição de senhas das 9 às 12h. O endereço é Rua Dom José Gaspar, 829, Centro.

Galeria de imagens - 1 até 3 de 3


Ingressos Centro Esportivo Álvaro Maneira
Contribuinte
Nota Fiscal
Portal da Transparência
Parceria com o Terceiro Setor
Rotas
Webmail
PPA-LDO-LOA
Turista
Licitações
Ouvidoria
Diário Oficial
Contra Cheque
Junta Militar
Banco de Dados
Concursos
Processo seletivo educação
IPTU
Editais
Tarifas Aeroportuárias
Processo seletivo saúde
Processo Eleitoral Conselho Saúde
Junta Admin. de Recursos de Infração
Bens Tombados e Fundação Cultural Calmon Barreto
ASTTRAN - Autuações e Penalidades