05-02-2018 17:30

Carnês do IPTU começam a ser entregues em Araxá

O contribuinte tem até o dia 27 de março para efetuar o pagamento, em cota única ou da primeira parcela. 

Esta semana, começou a distribuição do carnê do IPTU referente ao ano de 2018. De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda, Planejamento e Gestão, a entrega é feita diretamente no endereço de cada cidadão, chegando a atingir 56.656 residências – 42.639, predial, e 14.017, territorial.

O IPTU é um imposto de competência dos municípios, que recai sobre a propriedade predial e territorial urbana, tendo como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel. A arrecadação continua sendo revertida em benefício de 15% para saúde e 25% para educação. O desconto para quem optar pelo pagamento à vista é de 5%. Para quem preferir optar pelo pagamento dividido em 10 vezes, deverá fazer o cálculo considerando que a parcela mínima de pagamento é de R$49,92 mensal.

O vencimento da primeira parcela ou cota única do IPTU será no dia 27 de março. Os aposentados ficam isentos de pagar o imposto, caso se enquadre nos seguintes requisitos: a pessoa não pode possuir mais de um imóvel no município; deve residir na construção isenta de IPTU; ter rendimento mensal familiar que não ultrapasse dois salários mínimos e a residência deve ter menos de 200 metros quadrados, de acordo com o Código Tributário do Município. O aposentado tem que requerer a isenção do pagamento do imposto junto a Prefeitura. 

Caso o boleto não chegue ao endereço, o contribuinte deverá ir ao balcão da Prefeitura, na Rua Presidente Olegário Maciel, n° 306, Centro, ou entrar em contato 3691-7032 (Setor de Tributos) e solicitar a guia para pagamento.

Galeria de imagens - 1 até 4 de 4


Ingressos Centro Esportivo Álvaro Maneira
Contribuinte
Nota Fiscal
Portal da Transparência
Parceria com o Terceiro Setor
Rotas
Webmail
PPA-LDO-LOA
Turista
Licitações
Ouvidoria
Diário Oficial
Contra Cheque
Junta Militar
Banco de Dados
Concursos
Processo seletivo educação
IPTU
Editais
Tarifas Aeroportuárias
Processo seletivo saúde
Processo Eleitoral Conselho Saúde
Junta Admin. de Recursos de Infração
Bens Tombados e Fundação Cultural Calmon Barreto
ASTTRAN - Autuações e Penalidades