08-12-2017 14:44

Escolas de Araxá têm médias superiores do Proalfa e Proeb que o Estado

Índices são referentes ao desempenho dos alunos no ano de 2016 em programas que compõem o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação (Simave).

Escolas municipais que oferecem o Ensino Fundamental – séries iniciais registraram médias maiores que o governo estadual no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e no Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). Os índices são referentes ao desempenho dos alunos no ano de 2016. Os exames avaliam a capacidade de leitura, escrita, interpretação, bem como as habilidades de raciocínio lógico-matemático, resolver problemas contextualizados relacionados ao Espaço e Forma, Grandezas e Medidas, Números e Operações. No ano passado, foram avaliados 830 alunos do 3º ano e 558 alunos do 5º ano, perfazendo um total de 67 turmas.

Proalfa

Programa que visa a avaliação externa que mede a qualidade da aprendizagem dos alunos do 3° ano. De acordo com levantamento do governo estadual, feito com treze unidades municipais da rede de ensino, a E.M. Padre Inácio teve a proficiência de 694,6 pontos, seguido por E.M. José Bento (673,9) e E.M. Antônio Augusto de Paiva (661,1), sendo que todas essas unidades são situadas na zona rural de Araxá. Ao final do levantamento, a média do município é de 606,3 pontos, e ficou acima da média estadual (581,1).

Proeb – 5° ano – Língua Portuguesa e Matemática

Já Proeb tem como objetivo a avaliação externa que mede a qualidade da aprendizagem dos alunos do 5° ano em Língua Portuguesa e Matemática. De acordo com levantamento formalizado para as unidades de ensino do 5° ano em Língua Portuguesa, o Proeb apontou a E.M. Padre Inácio como também a primeira colocada (286 pontos), seguido por E.M. Antônio Augusto de Paiva (261,6) e E.M. Francisco Primo de Melo (257,7). No encerramento do levantamento feito entre treze unidades de ensino, a média final do município foi de 229,9 pontos e superior a média do Estado (218,2).

Nos indicadores do Proeb, somente em Matemática para as unidades que ofertam o 5° ano, a Escola Municipal Padre Inácio se destacou novamente e chegou à primeira colocação. Com média de 293,1 pontos, a unidade de ensino da zona rural ficou na frente da E.M. José Bento (268,7) e da E.M. Alice Moura (265,2) em levantamento efetuado entre treze escolas. A média final de Araxá foi de 238,8 contra 228,2 da média estadual.

Proeb – 9° ano – Língua Portuguesa e Matemática

Em relação aos indicadores do Proeb na Língua Portuguesa destinados as unidades com 9° ano, o ensino ofertado na zona rural de Araxá ficou na ponta. A E.M. Antônio Augusto de Paiva terminou na primeira posição com 298,1, seguido por E.M. Francisco Primo de Melo (273,4) e E.M. Aziz J. Chaer (261,7). Com oito escolas incluídas nesse levantamento, a média final do município foi de 254,6, superior a da média estadual, 250,4.

Em outro levantamento feito com oito unidades de ensino que ofertam 9° ano em Matemática, a Escola Municipal Antônio Augusto de Paiva foi a primeira colocada com 298,1, seguido por E.M. Francisco Primo de Melo (294, 7) e E.M. José Bento (268,0). A média final do município foi de 259,2, contra 255,0 da média estadual.

Galeria de imagens - 1 até 7 de 7


Ingressos Centro Esportivo Álvaro Maneira
Contribuinte
Nota Fiscal
Portal da Transparência
Parceria com o Terceiro Setor
Rotas
Webmail
PPA-LDO-LOA
Turista
Licitações
Ouvidoria
Diário Oficial
Contra Cheque
Junta Militar
Banco de Dados
Concursos
Processo seletivo educação
IPTU
Editais
Tarifas Aeroportuárias
Processo seletivo saúde
Processo Eleitoral Conselho Saúde
Junta Admin. de Recursos de Infração
Bens Tombados e Fundação Cultural Calmon Barreto
ASTTRAN - Autuações e Penalidades