07-12-2017 09:15

Trânsito passa por melhoria e ganha sinalização na avenida Antônio Carlos

Dentro do projeto de revitalização da praça da avenida Antônio Carlos, a sinalização de trânsito ganha destaque com implantações de sinalização e liberações de vias que auxiliarão na disciplina de motoristas e pedestres. O trânsito no centro fluirá com mais segurança nas duas pistas da avenida Antonio Carlos. Cerca de 8 mil veículos passam diariamente pelo local, conforme levantamento da secretaria municipal de Segurança Urbana e Cidadania. Para otimizar o trânsito, cinco semáforos, com contador digital, estão sendo implantados, além de abertura da Rua Calimério Guimarães.

O secretário municipal de Segurança Urbana e Cidadania, Élvio Bertoni, detalha que as mudanças serão acompanhadas de campanha de reeducação de trânsito junto aos pedestres e motoristas.

“A alteração mais perceptível é a colocação de semáforos para veículos e pedestres no cruzamento do calçadão com a avenida Antônio Carlos. Era uma travessia problemática, pois o é grande o fluxo de pedestres, o que gera confusão no trânsito em função da preferência ser sempre do pedestre. Esperamos que a implantação traga disciplina para o local e segurança, principalmente, para o pedestre. Por extensão, teremos uma revitalização da sinalização de solo. As faixas serão refeitas visando acompanhar essa nova dinâmica do trânsito na praça. Esperamos com isso que o cidadão, especialmente o condutor de veículos, tenha mais tranquilidade para fazer a travessia da praça. A secretaria cuidará de fazer as incursões educativas, especialmente nesse período de mudança”, afirma o secretário.

De acordo com a secretaria municipal de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, a previsão é de que a ligação dos semáforos ocorra até a próxima semana. O prazo é o mesmo para a conclusão da sinalização horizontal e liberação do trânsito na rua Calimério Guimarães.

“Um retorno interessante é a travessia da avenida para quem pretende atravessar a praça no sentido rua Calimério Guimarães para a rua Capitão José Porfírio, evitando o contorno que perturbava muito o trânsito na praça. Também teremos a efetivação da transposição do trânsito da rua Dom José Gaspar com a rua Santos Dumont. Outra mudança importante, já em funcionamento, é o retorno acima da fonte, onde é permitida a conversão apenas para quem sobe a avenida no sentido da pista de descida, o que facilita o acesso ao Hospital Dom Bosco”, acrescenta Bertoni.

Revitalização da praça

Orçado em R$ 1.091.915,23, o empreendimento é executado pela construtora Espaço Livre e tem concepção arquitetônica e urbanística. Cerca de 75% da obra está concluída. Outra etapa importante do projeto, restauração e melhoria da área de acesso ao Colégio São Domingos, será executada no período das férias escolares. Com a obra finalizada, os pedestres terão mais conforto na utilização da praça que contará com paisagismo, bancos e árvores.  

Galeria de imagens - 1 até 4 de 4


Contribuinte
Nota Fiscal
Portal da Transparência
Parceria com o Terceiro Setor
Rotas
Webmail
PPA-LDO-LOA
Turista
Licitações
Ouvidoria
Diário Oficial
Contra Cheque
Junta Militar
Banco de Dados
Concursos
Processo seletivo educação
IPTU
Editais
Tarifas Aeroportuárias
Processo seletivo saúde
Processo Eleitoral Conselho Saúde
Junta Admin. de Recursos de Infração
ASTTRAN - Autuações e Penalidades