23-11-2017 09:46

Central de Videomonitoramento, em um ano de instalação, contribui para redução de cerca de 50% dos roubos na cidade

Desde que foi implantado em Araxá, o sistema de videomonitoramento tem atingindo resultados surpreendentes.

O sistema começou a funcionar há um ano com a instalação de 33 câmeras. De acordo com levantamento realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania, nas ocorrências de roubo contra o patrimônio, por exemplo, tinha um número de 128 delitos de janeiro a outubro de 2016. No mesmo período desse ano, o número de ocorrências caiu para 68, notabilizando uma queda de 46% de roubos na cidade. Na área de ocorrências policiais mais relevantes, a queda foi de 16% no referido período.

O secretário Élvio Bertoni reitera que as câmeras de vídeomonitoramento representam um ganho substancial para a segurança do município. “Além desses números, temos observado que a população, hoje, se sente mais segura. Isso tem feito com que a comunidade reconheça nesse projeto da Administração Municipal qualidade, eficiência e resolutividade. Esse resultado, evidentemente, além de ser capitaneado pela atual gestão, conta com a parceira das nossas polícias e se tornou uma ferramenta de fundamental importância na prevenção e repreensão do crime”, enfatiza o secretário.

Fechando o primeiro ano de funcionamento, o sistema, antes com 33 câmeras, passa a contar com o reforço de mais 22 equipamentos que estão sendo instalados nas principais ruas dos bairros. Com o novo investimento, a Prefeitura passará a ter 55 pontos, de maior vulnerabilidade, monitorados em tempo real.

“Esperamos comemorar a virada do ano com todas as 55 câmeras funcionando. Fazemos um balanço desse primeiro ano e garantimos que este resultado retrata o diagnóstico de um estudo feito em conjunto com a Polícia Civil, a Polícia Militar e Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep). Podemos afirmar que todos os corredores dos bairros têm câmeras. A própria comunidade residente nesses bairros tem observado esse melhoramento e, às vezes, nos procuram para agradecer e até para pleitear novas câmeras”, relata Bertoni.

Nesse ano, Araxá tem se consolidado como cidade referência na utilização da tecnologia como suporte da área de segurança pública. O Projeto de Araxá já foi apresentado em vários municípios do Estado, como na cidade de Uberaba durante 1º Fórum de Cidades Digitais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Também em 2017, após estudo feito pelo Instituto Atlas da Violência, Araxá ficou no ranking dos municípios menos violentos do país, sendo a quinta cidade mais pacífica do Brasil e a primeira de Minas Gerais. “O que comprova que a administração municipal está investindo e garantindo segurança aos cidadãos”, reafirma o secretário.

O prefeito Aracely de Paula ressalta a importância do sistema e garante que o mesmo será ampliado na medida em que se fizer necessário, “pois consideramos de extrema importância para a comunidade em geral, além de ser ferramenta de apoio para acompanharmos o trânsito de toda a malha viária da cidade. Queremos que nossa cidade continue dentro desta realidade, tranquila e segura e continuaremos promovendo a parceria do município com os órgãos de segurança da cidade”, garante o prefeito Aracely.

Galeria de imagens - 1 até 5 de 5


Ingressos Centro Esportivo Álvaro Maneira
Contribuinte
Nota Fiscal
Portal da Transparência
Parceria com o Terceiro Setor
Rotas
Webmail
PPA-LDO-LOA
Turista
Licitações
Ouvidoria
Diário Oficial
Contra Cheque
Junta Militar
Banco de Dados
Concursos
Processo seletivo educação
IPTU
Editais
Tarifas Aeroportuárias
Processo seletivo saúde
Processo Eleitoral Conselho Saúde
Junta Admin. de Recursos de Infração
Bens Tombados e Fundação Cultural Calmon Barreto
ASTTRAN - Autuações e Penalidades