25-10-2017 17:55

Museu Dona Beja receberá mobiliário histórico da sua primeira presidente de honra

Preciosidade nos detalhes e reverência à história são as principais preocupações da Prefeitura de Araxá na restauração do Museu Dona Beja, adquirido pela administração pública em abril deste ano. A Fundação Cultural Calmon Barreto, com apoio financeiro da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), adquiriu mobiliário no estilo “Império” pertencente à Dona Silvéria Aguiar. Conforme boletim “O TREM da HISTÓRIA” (Ano 5, nº 18), a araxaense foi eleita a primeira “Presidente de Honra” do museu pelo jornalista Assis Chateubriand, quando o mesmo adquiriu o casarão e inaugurou o museu em setembro de 1965.

Dona Silvéria Aguiar, já falecida, foi esposa do saudoso ex-prefeito de Araxá, José Adolpho de Aguiar. Diante de avaliação de cotações devidamente apresentadas pela Fundação Cultural, o neto do casal, José Pedro Aguiar, definiu proposta de R$ 45 mil para a venda de uma mesa com seis cadeiras, uma cristaleira e um étagère (aparador). Outra parte do mobiliário foi doada: uma cômoda, duas poltronas e outras duas cadeiras.

A presidente da FCCB, Annette Akel destaca que o fato memorável reforçou a importância da aquisição e conservação da mobília para compor o novo contexto museológico e museográfico do museu.  “Reabrir as portas do ‘Museu Dona Beja’ contando com mais este fato importante será com certeza um marco histórico diferenciado. Quando a ação é coletiva, investir em cultura, turismo e história em favor do município é ainda mais incentivador”, afirma Annette Akel.

Características do mobiliário

A aquisição feita para compor o Museu Dona Beja trata-se de móveis de madeira nobre que retratam a suntuosidade característica do estilo “Manuelino”, originário de Portugal e Bélgica no século 18. Tal estilo chegou no Brasil no século 19 com adaptações próprias ao nosso clima tropical, tais como a substituição de madeiras - que continuaram a receber camadas de verniz fino e brilhante. Os móveis fazem ligação entre os estilos "Dona Maria" e "Vitoriano", e estão entre os mais preciosos no repertório do Brasil Colônia, Império e até mesmo do período Republicano.

 

Galeria de imagens - 1 até 4 de 4


Contribuinte
Nota Fiscal
Portal da Transparência
Parceria com o Terceiro Setor
Rotas
Webmail
PPA-LDO-LOA
Turista
Licitações
Ouvidoria
Diário Oficial
Contra Cheque
Junta Militar
Banco de Dados
Concursos
Processo seletivo educação
IPTU
Editais
Tarifas Aeroportuárias
Processo seletivo saúde
Processo Eleitoral Conselho Saúde
Junta Admin. de Recursos de Infração
ASTTRAN - Autuações e Penalidades