11-10-2017 15:27

Prefeitura inclui escolinha e campeonato de futebol feminino no calendário esportivo de 2018

Secretaria Municipal de Esportes já elabora projetos para incentivar a prática do futebol de campo feminino a partir do próximo ano seguindo a tendência de crescimento da modalidade em todo o país.

A Prefeitura de Araxá projeta escolinha e campeonato de futebol de campo feminino para o calendário de eventos, promovidos pela Secretaria Municipal de Esportes a partir de 2018. No país, desde a metade dos anos 1990, o futebol feminino está ganhando cada vez mais espaço no esporte. Em Araxá, o Trianon, equipe do futebol amador de Araxá, disponibiliza treinamentos para mulheres que querem se ingressar no esporte. A atual gestão já possui um calendário esportivo programado para incentivar a prática dessa modalidade esportiva de tantos adeptos no país.

O assessor de Esportes Amador e Rural, José Antunes Soares Júnior (Dedé), comenta a importância de oferecer oportunidade de praticar o futebol às mulheres. “Detectamos uma carência aqui em Araxá do futebol feminino. Nós, da Secretaria Municipal de Esportes, pensamos inicialmente em fazer uma competição, acima de 16 anos, em janeiro ou no início de fevereiro. A gente acompanha o crescimento do futebol feminino na cidade. Pretendemos também montar, através da nossa secretaria, com apoio do prefeito Aracely de Paula, uma escolinha de futebol ‘Formando cidadãos e atletas para o futuro’ para passar os fundamentos do futebol de campo às mulheres”, relata o assessor.

Dedé acrescenta que a escolinha é interessante para o fomento da prática do futebol de campo feminino em Araxá. “Queremos proporcionar oportunidade à participação em eventos esportivos e culturais como, torneios e campeonatos e estimular à vida saudável e prevenção às drogas através do esporte. A escolinha segue os moldes do projeto ‘Bom de Bola, Bom Na Escola’ já desenvolvido atualmente para crianças e adolescentes das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Francisco Duarte e Abolição”, reforça Dedé.

Secretário responsável pela pasta, Adolfo Maurício da Silva, ressalta que a atual gestão já trabalha na inserção das mulheres no esporte como, por exemplo, nos Jogos Estudantis de Araxá (JEA), competição que tem mulheres participando do vôlei, do handebol, do atletismo e do xadrez. Ele avaliou positivamente mais uma ação da secretaria de abrir espaço para a prática esportiva feminina.  “O mundo está muito igualitário e elas também merecem que nós apoiemos o futebol feminino na cidade. Percebemos que temos grandes talentos nessa modalidade. Resolvemos implementar o projeto para abrir realmente espaço ao futebol feminino. O esporte de Araxá só tem a ganhar”, comenta o secretário. 

Foto ilustrativa

Galeria de imagens - 1 até 1 de 1


Contribuinte
Nota Fiscal
Portal da Transparência
Parceria com o Terceiro Setor
Rotas
Webmail
PPA-LDO-LOA
Turista
Licitações
Ouvidoria
Diário Oficial
Contra Cheque
Junta Militar
Banco de Dados
Concursos
Processo seletivo educação
IPTU
Editais
ASTTRAN - Autuações e Penalidades