11-07-2017 18:03

Jogo de xadrez é adotado nas escolas municipais e resultado surpreende

Após um ano de adoção do xadrez como conteúdo disciplinar, o resultado é avaliado pelas escolas municipais como excelente.

As Escolas da Rede Municipal aderiram ao xadrez como conteúdo disciplinar no Ensino Fundamental I (4° e 5° ano) e nas escolas de ensino de Tempo Integral. Isso ocorreu no início do ano letivo de 2016. O desenvolvimento de habilidades como memorização, concentração, raciocínio lógico-dedutivo, resolução de problemas, imaginação, criatividade, planejamento e paciência foram avaliados, após um ano de aplicação, e surpreendeu positivamente professores e coordenadores. O resultado revela que a grande maioria dos 1.959 alunos que jogam xadrez, sob orientação pedagógica, melhoraram muito o desempenho escolar.

No ano passado, eram 1.100 alunos atendidos no Ensino Fundamental I, mas a partir deste ano o projeto está sendo aplicado também no terceiro ano do ensino em tempo integral. São mais 859 alunos estudando o xadrez dentro da disciplina curricular. O Clube do Xadrez tem quatro especialistas na modalidade que também atuam na área da Educação e vai ceder o seu espaço para a final do 1° Circuito de Xadrez, no mês de outubro, promovido pela Prefeitura de Araxá.

As escolas municipais e as instituições que atendem os alunos da rede de ensino com o projeto são: Dona Gabriela; Anexo Cepac; Aziz J. Chaer; Auxiliadora Paiva; Romália Porfírio de Azevedo; Professor Nelson; Alice Moura; Manoela Lemos; Escola de Aplicação Lélia Guimarães; Anexo Loren Rios Feres; José Bento; Eunice Weaver; Padre Inácio; Antônio Augusto; Leonilda Montandon e as instituições educacionais que não fazem parte da rede municipal, a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), o Oratório Nossa Senhora Aparecida e o Centro Júlio Dário.

A secretária municipal de Educação, Gessy Glória Lemos, destaca que o xadrez está ligado a disciplina de Matemática. “Os alunos têm melhorado bastante o comportamento, a concentração e o raciocínio e gostam muito do projeto. Hoje, o xadrez tem muitos adeptos e as nossas escolas estão recebendo as aulas. Surpreendemos muito porque tivemos uma grande quantidade de alunos que ganharam muitas medalhas nas competições envolvendo o xadrez”, afirma a secretária.

Gessy conta que o 1° Circuito de Xadrez será uma forma de incentivar ainda mais os alunos participantes do projeto. “Em agosto e setembro, as duas primeiras etapas serão realizadas dentro das escolas que recebem a iniciativa e, posteriormente, em outubro, a grande final do Circuito de Xadrez que será no Clube do Xadrez. O xadrez tem dado muito certo nas escolas”, constata a secretária.

Galeria de imagens - 1 até 3 de 3


Contribuinte
Nota Fiscal
Portal da Transparência
Parceria com o Terceiro Setor
Rotas
Webmail
PPA-LDO-LOA
Turista
Licitações
Ouvidoria
Diário Oficial
Contra Cheque
Junta Militar
Banco de Dados
Concursos
Processo seletivo educação
IPTU
Editais
ASTTRAN - Autuações e Penalidades