05-07-2017 13:32

8ª Conferência Municipal da Saúde debate “SUS – Nenhum direito a menos”

Evento terá abertura no Teatro Municipal nesta sexta-feira, 7, às 19h, e o encerramento no sábado, 8, no Clube Araxá, às 16h30.

A 8ª Conferência Municipal de Saúde terá inicio nesta sexta-feira, 7, com o tema “SUS – Nenhum direito a menos”. Durante dois dias serão debatidas as propostas prioritárias que integrarão o Plano Plurianual do município na área da saúde. O evento é considerado um momento importante para mobilizar a sociedade a estabelecer diálogos acerca do direito à saúde e da defesa do Sistema Único da Saúde (SUS). A expectativa é de que 250 pessoas participem do evento, dentre representantes dos usuários, trabalhadores da saúde e gestores do SUS eleitos nas conferências distritais. A abertura acontece no Teatro Municipal nesta sexta-feira, 7, às 19 horas.

A Conferência é realizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Araxá, com apoio da Prefeitura de Araxá, através da Secretaria de Saúde.  O encerramento do evento acontece no sábado, 8, às 16h30, no Clube Araxá, quando serão apresentadas as propostas definidas nas pré-conferências realizadas anteriormente e selecionadas as que serão inseridas no Plano Plurianual (Plano de médio prazo que estabelece diretrizes, metas e objetivos a serem seguidos pelo governo, durante quatro anos).

A conselheira e uma das organizadoras do evento, Cristiane Pereira, destaca que o tema vem de encontro com uma situação atualmente vivida no país, que está relacionado ao subfinanciamento da saúde, desvalorizando o serviço público prestado no setor. “O Conselho de Saúde, em conjunto com a Secretaria de Saúde, definiu como prioridade a manutenção de todos os direitos dos usuários do SUS. ‘Nenhum direito a menos’ significa que a gente quer priorizar as ações que estão sendo feitas com sucesso e garantir aquelas que o município não conseguiu implantar”, conta a conselheira.

Ela ressalta que a força da participação começa muito antes da conferência e envolve toda a comunidade. “Para tanto, está sendo realizado, desde a semana passada em todos os setores da cidade e também na zona rural, um trabalho de levantamento de dados. Nossa equipe vai ao local para ver a realidade da população, os anseios, o que está funcionando, o que  precisa manter ou melhorar, enfim, são levantados todos os questionamentos necessários para elaboração das propostas”, destaca Cristiane Pereira.

De acordo com a conselheira, um amplo debate referente a essas ações será realizado. “As propostas que mais se adequarem ao município e priorizadas pela comunidade, farão parte do Plano Plurianual, que é um embasamento de toda gestão para garantir as estratégias da atual gestão municipal e do primeiro ano subsequente da próxima administração”, explica a organizadora.

Galeria de imagens - 1 até 1 de 1


Contribuinte
Nota Fiscal
Portal da Transparência
Parceria com o Terceiro Setor
Rotas
Webmail
PPA-LDO-LOA
Turista
Licitações
Ouvidoria
Diário Oficial
Contra Cheque
Junta Militar
Banco de Dados
Concursos
Processo seletivo educação
IPTU
Editais