13-06-2017 09:50

Araxá realiza 1ª Conferência Municipal da Saúde da Mulher

Evento aberto à população visa debater propostas e eleger delegados para etapa estadual.

Analisar amplamente e otimizar o atendimento à mulher, na área da saúde, são temas a a serem debatidos na 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher, a ser realizada a partir das 8h de quarta-feira, 14, no Clube Araxá. O evento é aberto ao público e ao final da conferência serão eleitos delegados municipais para a defesa de propostas em esferas estadual e, posteriormente, nacional. A realização é da Prefeitura Municipal de Araxá, Secretaria de Saúde e Conselho de Saúde.

Conforme pauta nacional, a temática será “Saúde das mulheres: desafios para a integralidade com equidade”, seguida de outros quatro eixos: “O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres”, “O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres”, “Vulnerabilidade nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres” e “Políticas públicas para as mulheres e a participação social”.

Enfermeira e conselheira municipal de saúde, Ana Mara Quintão, destaca a relevância do evento para a compreensão da mulher em diversos aspectos sociais. “É um grande avanço, sendo a primeira vez que vai reunir vários segmentos no debate de propostas e ações voltadas para a saúde da mulher. O foco é a garantia integral da saúde da mulher. Essa integralidade é para vermos as mulheres como um todo, para oferecermos melhorias na saúde e educação, combatermos a violência e garantirmos equidade e qualidade de vida para todas”, afirmou a conselheira.

O evento segue até às 18h, com entrega de certificados. A abrangência engloba sociedade civil, entidades, trabalhadores, governo, movimentos sociais, entre outros. A vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Elenice de Fátima Cardoso, demonstra otimismo com a possibilidade de debate possível com a conferência.

“Esperamos que saiam boas propostas de Araxá para levarmos para o estadual e serem aprovadas em meio às propostas do estado inteiro. Também serão selecionados delegados, que precisa ser a mesma quantidade de homens e mulheres, metade do estado civil e a outra metade governamental”, disse a vice-presidente.

Galeria de imagens - 1 até 4 de 4


Contribuinte
Nota Fiscal
Portal da Transparência
Parceria com o Terceiro Setor
Rotas
Webmail
PPA-LDO-LOA
Turista
Licitações
Ouvidoria
Diário Oficial
Contra Cheque
Junta Militar
Banco de Dados
Concursos
Processo seletivo educação
IPTU
Editais
Tarifas Aeroportuárias
Processo seletivo saúde
Processo Eleitoral Conselho Saúde
Junta Admin. de Recursos de Infração
ASTTRAN - Autuações e Penalidades