17-03-2017 16:30

Secretária de Educação representa prefeito em aniversário do Cefet

O Centro Federal de Educação Tecnológica - Cefet/ Unidade Araxá está completando 25 anos de atividades no município. As comemorações aconteceram na sede da instituição educacional com a presença do diretor geral do Cefet/MG e da Secretária Municipal de Educação que representou o prefeito Aracely de Paula. 

O professor Henrique José Avelar diretor da unidade Araxá recepcionou o diretor- geral, professor Flávio Antônio dos Santos; a Secretária de Municipal de Educação, professora Gessy Glória Lemos; além dos diretores do Cefet das cidades de Belo Horizonte, Leopoldina, Divinópolis, Timóteo, Varginha,  Nepomuceno, Curvelo e Contagem. 

O professor araxaense Paulo Marcos Nessralla tinha o desejo de implantar em sua terra o ensino técnico, público, gratuito e de qualidade. Compartilhou este sonho com o então Deputado Federal Aracely de Paula. Em 13 de abril de 1991, o Deputado Aracely encaminhou ao MEC ofício no qual solicitava a encampação da Eminas-Araxá pelo Cefet-MG.

O professor Paulo, então chefe do DE-II do Cefet-MG, em BH, passou a conduzir este processo na instituição. Em 18 de maio, o então Diretor-Geral do Cefet-MG, Professor Luiz Fernando Gomes Guimarães, após análise conjunta com toda a diretoria da instituição, decidiu pela viabilização do projeto. 

Em 4 de fevereiro de 1992, o Ministro da Educação, Professor José Goldenberg, assinou a portaria nº 215 que autorizou o funcionamento da chamada Unidade de Ensino Descentralizada de Araxá. Já no dia 5, o Professor Paulo Marcos Nessralla foi designado para responder pela direção da então Uned. Tornou-se seu primeiro diretor. 

Inicialmente, foram oferecidos os cursos técnico-industriais de Eletrônica, Mecânica e Mineração. Em 2001, foi implantado o de Edificações. O curso superior de Engenharia de Automação Industrial teve início em 2006. A aula inaugural do curso de Engenharia de Minas aconteceu em 3 de agosto de 2010. 

Em 25 anos, o Cefet/unidade Araxá tem 1.669 egressos dos cursos técnicos; 79 da Engenharia de Automação Industrial e 35 da Engenharia de Minas. Hoje o Cefet comemora Bodas de Prata oferecendo não só para os jovens de Araxá, mas de toda a região, ensino de qualidade e gratuito. Atualmente 632 alunos frequentam o Cefet na educação profissional e tecnológica e ainda tem mais 316 estudantes de graduação.

Galeria de imagens - 1 até 3 de 3


Contribuinte
Nota Fiscal
Portal da Transparência
Parceria com o Terceiro Setor
Rotas
Webmail
PPA-LDO-LOA
Turista
Licitações
Ouvidoria
Diário Oficial
Contra Cheque
Junta Militar
Banco de Dados
Concursos
Processo seletivo educação
IPTU
Editais
ASTTRAN - Autuações e Penalidades