15-03-2017 16:25

Procon Araxá comemora o Dia Internacional do Consumidor

O marco na defesa dos direitos dos consumidores foi um discurso feito por John Kennedy, em 15 de março de 1962, quando salientou alguns  direitos dos consumidores, como:  direito à segurança, à informação, à escolha e o direito de ser ouvido. Este discurso deu início a debates e estudos sobre a matéria.

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990 (Lei 8.078/90) e estabeleceu normas de proteção e defesa do consumidor, impondo a transparência e a igualdade de forças nas relações entre consumidores  e fornecedores.

Reconhecendo a importância de o Estado promover a defesa do consumidor, em 1993, apenas três anos após a implantação do CDC,  o PROCON ARAXÁ foi criado pela Lei 2632.

De acordo com a Secretária Executiva do PROCON ARAXÁ – Belma Nolli – houve um grande avanço nesses 26 anos.  A população brasileira nunca esteve  tão consciente dos seus direitos como hoje. 

Em Araxá atende-se cerca de 1.300 pessoas por mês e uma média de 80% desses atendimentos é resolvida dentro do próprio PROCON, sem necessidade de notificações ou encaminhamentos ao juizado.  Além disto, o número de atendimentos  vem diminuindo a cada ano, o que significa que as relações de consumo estão melhorando: consumidores mais informados, mais respeitados e fornecedores mais conscientes desta nova situação, passaram a respeitar mais o consumidor.

Belma Nolli afirma, ainda, que “o  PROCON ARAXÁ está inserido na comunidade araxaense com alto grau de satisfação.  Comemorando mais um DIA DO CONSUMIDOR, renovamos, mais uma vez,  nosso compromisso em prestar serviço satisfatório e essencial à redução de litígios e à defesa dos consumidores, em busca da pacificação social”.

Galeria de imagens - 1 até 4 de 4


Contribuinte
Nota Fiscal
Portal da Transparência
Parceria com o Terceiro Setor
Rotas
Webmail
PPA-LDO-LOA
Turista
Licitações
Ouvidoria
Diário Oficial
Contra Cheque
Junta Militar
Banco de Dados
Concursos
Processo seletivo educação
IPTU
Editais