13-03-2017 08:50

Reunião alinha funcionamento da Sala do Empreendedor

A Sala Mineira do Empreendedor foi pauta de reunião realizada na manhã da última sexta-feira, 10, na secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovações Tecnológicas, que representa o município nas tratativas sobre o programa. O encontro teve palestra do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) para nivelar as informações entre representantes de variados setores da Prefeitura sobre o funcionamento do programa. A Sala Mineira do Empreendedor funciona no Sindicomércio, localizado na Praça Artur Bernardes, 11, Centro.

Em funcionamento desde dezembro de 2016, a Sala Mineira do Empreendedor foi viabilizada pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e Prefeitura Municipal, tendo como principais parceiros o Sebrae e Sindicato do Comercio Varejista de Araxá (Sindicomércio). O objetivo é desburocratizar a abertura de empresas e dar total fomento para a longevidade das mesmas.

O palestrante do encontro, analista técnico do Sebrae Araxá, Alessandro Henrique de Souza, afirmou que um balanço feito em fevereiro deste ano apontou a existência de 4.030 empreendedores individuais na cidade, dos quais 70% estão ativos. Ele destaca que a meta será estabelecer contato com todos para que a economia local prospere paralelamente ao êxito profissional dos novos empresários. 

“O objetivo é facilitar o processo de abertura de empresas e dar suporte aos empreendedores do município com treinamento, conhecimento, informação, melhoria de gestão, acesso a crédito e processos licitatórios e tudo que for demandado por parte dos empresários do município. Vamos montar um calendário de treinamentos e consultorias para que possamos melhorar a gestão das empresas do nosso município”, afirmou. 

De acordo com o secretário Geraldo Lima Júnior, o processo de implantação da Sala Mineira do Empreendedor foi iniciado há cerca de um ano e meio. A parceira da Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovações Tecnológicas visa desburocratizar a inscrição da atividade comercial, industrial ou de serviços.

“Na construção da parceria com o Sebrae, Junta Comercial, Sindicomércio e os empresários, especialmente as pequenas empresas e microempreendedores individuais, estamos dando uma demonstração de que estamos atentos às necessidade e que esse resultado do trabalho da Sala Mineira do Empreendedor possa trazer benefícios a este grupos e, consequentemente, aos consumidores no comércio, indústria, serviços, rede hoteleira. Envolver toda a economia da cidade, esse é o papel da Prefeitura através da Secretaria: fomentar e ajudar os negócios a fluírem e se desenvolverem”, afirmou.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Araxá (Sindicomércio), Rodrigo Natal Rocha, afirma que o trabalho iniciado em dezembro segue gradativamente, devendo ganhar força após a reunião de nivelamento sobre o funcionamento da Sala Mineira do Empreendedor, realizada com representantes de diversos setores da Prefeitura de Araxá.

“Esta reunião com a Prefeitura, que é uma das principais parceiras, sinalizam que as coisas funcionarão. Já estamos fazendo nossa parte e estamos à disposição de todos os empresários microempreendedores que queiram tirar suas dúvidas em termos de consultoria. Várias parcerias já estão sendo feitas. Já temos consultorias jurídica, contábil, empresarial e acertamos com alguns bancos para que os investimentos sejam financiados. Estamos fechando também com o Corpo de Bombeiros para orientações básicas aos empresários”, disse o presidente.

Galeria de imagens - 1 até 5 de 5


Contribuinte
Nota Fiscal
Portal da Transparência
Parceria com o Terceiro Setor
Rotas
Webmail
PPA-LDO-LOA
Turista
Licitações
Ouvidoria
Diário Oficial
Contra Cheque
Junta Militar
Banco de Dados
Concursos
Processo seletivo educação
IPTU
Editais
Tarifas Aeroportuárias
Processo seletivo saúde
Processo Eleitoral Conselho Saúde
Junta Admin. de Recursos de Infração
ASTTRAN - Autuações e Penalidades