08-03-2017 10:50

Secretária de Educação participa de Fórum Comunitário

A Câmara Municipal promoveu o Fórum Comunitário para discutir o setor da Educação em Araxá. O encontrou reuniu o corpo técnico da área da Educação da Rede Pública Municipal de Ensino e interessados para discutir sobre as vagas no Ensino Fundamental I e Educação Infantil.

A secretária de Educação, Gessy Glória Lemos, apresentou um panorama detalhado da realidade educacional no município. O Fórum Comunitário solicitado pelos vereadores José Valdez da Silva e Robson Magela aconteceu nesta segunda-feira, 6. 

As informações foram repassadas ao público presente e teve a participação do Juiz de Direito Dr. Renato Zupo, as representantes da Superintendência Regional de Ensino, Edmar Carvalho, da Inspetoria Estadual de Ensino, Cacilda Winter, além de membros do Conselho Tutelar, Profissionais da Educação e pais de alunos.

Gessy Glória apresentou um panorama do trabalho desenvolvido com os 3.262 alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), os 778 matriculados nas Escolas de Educação Infantil (EMEIs), os 222 alunos de escolas de ensino fundamental que oferecem educação infantil e os 3.475 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

“Nós demonstramos para todos que há vagas no ensino fundamental em Araxá tanto na rede municipal com estadual. Nos CEMEIs, realmente não temos vagas, mas estamos atendendo 51% da demanda do município enquanto deveríamos atender 50% até 2024. O município investiu muito na educação nos últimos anos, apresentando as reformas, construções, previsões de novas reforma e de novas construções voltadas para a rede de ensino”, afirmou a secretária.

Gessy destacou, ainda, que a carência de vagas nos CEMEIs é um problema em diversos municípios devido ao custo de manutenção que é muito elevado, em razão do tempo integral e por cada turma exigir cinco professores para atender com qualidade as crianças de 0 a 3 anos.

Segundo a senhora Edmar Carvalho, da Superintendência Regional de Ensino de Uberaba, que coordena 25 municípios, totalizando 101 escolas, a cidade de Araxá se destaca em qualidade de ensino dentre os outros municípios e pelo trabalho desenvolvido pelos profissionais da Educação.

A população também participou com perguntas, os principais temas abordados foram: educação inclusiva, vagas em CEMEIs, capacitação dos profissionais da educação e transporte escolar.

Galeria de imagens - 1 até 8 de 8


Contribuinte
Nota Fiscal
Portal da Transparência
Parceria com o Terceiro Setor
Rotas
Webmail
PPA-LDO-LOA
Turista
Licitações
Ouvidoria
Diário Oficial
Contra Cheque
Junta Militar
Banco de Dados
Concursos
Processo seletivo educação
IPTU
Editais